Uso do Computador no Processo Ensino Aprendizagem
O avanço da Tecnologia, e assim da Informática tem proporcionado um grande impacto na sociedade, todos os seguimentos já fazem uso do computador como ferramenta de trabalho. A utilização da Informática nos escritórios, bibliotecas, bancos, indústrias já fazem parte do nosso cotidiano. Como a Escola é um lugar aonde passa interesses sociais, políticos e as necessidades coletivas se refletem, o uso do computador no ensino tem agitado psicólogos e professores na busca de definições desta tecnologia no ensino.
Hoje o professor tem que pensar não apenas em ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. O contudo programático é o mesmo, o que muda é a forma de apresentá-lo. O professor hoje não é mais o detentor de informações, ele é um facilitador, pois a informação esta ao alcance de todos.
Hoje o professor tem que pensar não apenas em ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. O contudo programático é o mesmo, o que muda é a forma de apresentá-lo. O professor hoje não é mais o detentor de informações, ele é um facilitador, pois a informação esta ao alcance de todos.
O Rádio na escola: é possível?
Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP
Circulam pelo Brasil notícias cada vez mais freqüentes de que o rádio tem sido escolhido como um recurso privilegiado no processo educativo.
Algo que pode parecer até meio fora de moda,diante do avanço das tecnologias digitais que trouxeram o computador e a Internet para dentro da escola. A paixão pelo rádio explica-se pela descoberta de que sua linguagem tem sido capaz
de facilitar o ideal de muitos educadores de construir um processo educativo a partir do lugar onde seus estudantes se encontram. Acesse o Site.,
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP
Circulam pelo Brasil notícias cada vez mais freqüentes de que o rádio tem sido escolhido como um recurso privilegiado no processo educativo.
Algo que pode parecer até meio fora de moda,diante do avanço das tecnologias digitais que trouxeram o computador e a Internet para dentro da escola. A paixão pelo rádio explica-se pela descoberta de que sua linguagem tem sido capaz
de facilitar o ideal de muitos educadores de construir um processo educativo a partir do lugar onde seus estudantes se encontram. Acesse o Site.,
Invista em você
Quanto mais você estuda, melhor preparado estará para encarar com mais segurança os desafios do dia-a-dia de sua profissão. Portanto, diga um não definitivo ao “estacionar profissional”. Mãos à obra! Além de cursos, existem bons livros, revistas, jornais e sites nos quais você pode atualizar-se.
sábado, 21 de julho de 2007
O Computador ainda esta longe das Escolas
Hoje o computador já faz parte da vida do Brasileiro, a adaptação é rápida e muitos já fazem até compras pela internet, pagamentos etc. É até difícil lembrar como as correspondências eram feitas. Hoje através de e-mail uma grande parte de pessoas fazem uso para se corresponderem. Mas notamos que um dos poucos setores que ainda permanece longe dessa novas tecnologias é a Educação, onde mais seria necessário a sua utilização. Até a gora as Escolas têm utilizado o computador nas suas secretarias para os trabalhos diários de cadastrar alunos, atualizar pagamentos, boletins etc... muitas Escolas utilizam o computador como vitrina para atrair clientela, fazendo uso de slogan falso, simplesmente com o intuito de matricular alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Administrador,
desejo ponderar que "o computador ainda está longe das escolas" porque
ainda não está inserido no paradigma moderno do estudante como agente
da construção de seu conhecimento. Arriscaria, inclusive, dizer: é
preciso aumentar a participação do estudante e diminuir a do professor.
Com a utilização da tecnologia da informática é possível dotar o
estudante de maior responsabilidade na construção de seu conhecimento.
É óbvio que os conteúdos e matérias permanecem as mesmas mas a
responsabilidade de construção passa a ser do estudante sob a
orientação/coordenação do professor/instrutor. Com isto, atinge-se
maior número de estudantes de forma diferenciada e eficaz.
Como convivo com suas experiências diárias, parabenizo o seu trabalho que está cada vez mais inovador.
Concordo com o comentário do Everaldo, quando ele fala que o computador ainda não está inserido como agente de construção do conhecimento do aluno. Mas para que isso aconteça é preciso que a escola invista na absorção dessa nova cultura. Os professores precisam se sentir mais estimulados a fazer uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem. Só assim o aluno poderá incorporá-lo como agente construtor do seu conhecimento.
Postar um comentário