Uso do Computador no Processo Ensino Aprendizagem

O avanço da Tecnologia, e assim da Informática tem proporcionado um grande impacto na sociedade, todos os seguimentos já fazem uso do computador como ferramenta de trabalho. A utilização da Informática nos escritórios, bibliotecas, bancos, indústrias já fazem parte do nosso cotidiano. Como a Escola é um lugar aonde passa interesses sociais, políticos e as necessidades coletivas se refletem, o uso do computador no ensino tem agitado psicólogos e professores na busca de definições desta tecnologia no ensino.
Hoje o professor tem que pensar não apenas em ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. O contudo programático é o mesmo, o que muda é a forma de apresentá-lo. O professor hoje não é mais o detentor de informações, ele é um facilitador, pois a informação esta ao alcance de todos.

O Rádio na escola: é possível?

Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP

Circulam pelo Brasil notícias cada vez mais freqüentes de que o rádio tem sido escolhido como um recurso privilegiado no processo educativo.

Algo que pode parecer até meio fora de moda,diante do avanço das tecnologias digitais que trouxeram o computador e a Internet para dentro da escola. A paixão pelo rádio explica-se pela descoberta de que sua linguagem tem sido capaz
de facilitar o ideal de muitos educadores de construir um processo educativo a partir do lugar onde seus estudantes se encontram. Acesse o Site.,

Invista em você

Quanto mais você estuda, melhor preparado estará para encarar com mais segurança os desafios do dia-a-dia de sua profissão. Portanto, diga um não definitivo ao “estacionar profissional”. Mãos à obra! Além de cursos, existem bons livros, revistas, jornais e sites nos quais você pode atualizar-se.

sábado, 21 de julho de 2007

O Computador ainda esta longe das Escolas

Hoje o computador já faz parte da vida do Brasileiro, a adaptação é rápida e muitos já fazem até compras pela internet, pagamentos etc. É até difícil lembrar como as correspondências eram feitas. Hoje através de e-mail uma grande parte de pessoas fazem uso para se corresponderem. Mas notamos que um dos poucos setores que ainda permanece longe dessa novas tecnologias é a Educação, onde mais seria necessário a sua utilização. Até a gora as Escolas têm utilizado o computador nas suas secretarias para os trabalhos diários de cadastrar alunos, atualizar pagamentos, boletins etc... muitas Escolas utilizam o computador como vitrina para atrair clientela, fazendo uso de slogan falso, simplesmente com o intuito de matricular alunos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Administrador,
desejo ponderar que "o computador ainda está longe das escolas" porque
ainda não está inserido no paradigma moderno do estudante como agente
da construção de seu conhecimento. Arriscaria, inclusive, dizer: é
preciso aumentar a participação do estudante e diminuir a do professor.
Com a utilização da tecnologia da informática é possível dotar o
estudante de maior responsabilidade na construção de seu conhecimento.
É óbvio que os conteúdos e matérias permanecem as mesmas mas a
responsabilidade de construção passa a ser do estudante sob a
orientação/coordenação do professor/instrutor. Com isto, atinge-se
maior número de estudantes de forma diferenciada e eficaz.

Anônimo disse...

Como convivo com suas experiências diárias, parabenizo o seu trabalho que está cada vez mais inovador.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Everaldo, quando ele fala que o computador ainda não está inserido como agente de construção do conhecimento do aluno. Mas para que isso aconteça é preciso que a escola invista na absorção dessa nova cultura. Os professores precisam se sentir mais estimulados a fazer uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem. Só assim o aluno poderá incorporá-lo como agente construtor do seu conhecimento.